Novidade!!!

Novidade!!!
Clique e confira!

QUAL É O PROBLEMA DA ÍNGUA?


Clique para visualizar imagemO nosso corpo é repleto de estratégias para nos proteger contra invasores, como bactérias e vírus, que tentam constantemente nos atacar e comprometer a nossa saúde. Contamos com verdadeiros “quartéis”, onde estão concentrados inúmeros “combatentes”, sempre apostos para exterminar qualquer que seja o “inimigo”.

Os Linfócitos são um tipo específico de leucócitos, células com intuito de defender o nosso corpo. Esses ilustres “soldados” ficam concentrados em Linfonodos (nódulos, gânglios linfáticos) distribuídos por todo o corpo. Tais “quartéis” são responsáveis em armazenar um quantitativo de linfócitos necessário para um possível “combate”.

Os linfonodos constituem o Sistema Linfático, assim como o baço,
as adenoides, as amígdalas (tonsilas palatinas) e o timo. Esse complexo faz parte do sistema circulatório do corpo, e trabalha em paralelo com o sistema cardiovascular - que distribui o sangue. Porém a linfa, no caso do sistema linfático, é o líquido por onde circulam os linfócitos em busca de qualquer possível ameaça. É um mecanismo que funciona como um filtro de “estranhos”, preservando a nossa saúde.

Clique para visualizar imagem
Quando sentimos aquela dor de garganta, por exemplo, provavelmente fomos “atacados” por bactérias. Essa infecção é logo percebida, e o corpo se encarregará de produzir mais linfócitos na medula óssea. Um grande contingente dessas células será motivado a atacar o “invasor”, enquanto outro permanecerá armazenado no linfonodo. Muitas das vezes, essa proliferação é bem expressiva, concentrando um grande número desses “soldados”, resultando no aumento de volume do linfonodo. O “quartel” fica tão abarrotado de “combatentes” que é necessário expandir o “prédio”. Daí surge a Íngua, o inchaço formando uma espécie de “caroço” avermelhado, quente, bem doloroso, e que parece estar solto sob a pele.

A íngua, sendo assim, é uma resposta normal do corpo ao reagir a uma infecção. Ela pode ocorrer até mesmo antes de sentirmos qualquer sintoma da doença, como febre, tosse, dores. O linfonodo mais próximo do local infectado, geralmente é o que resultará na íngua. Logo, se ela aparecer na região do pescoço, é quase certo que esteja relacionada àquela dor de dente, de ouvido ou até àquela afta. Entretanto, os linfonodos não estão distribuídos em cada milímetro do corpo. Uma frieira no pé, por exemplo, pode resultar em uma íngua na região do joelho ou até na virilha, pois os nódulos desses locais são os mais próximos da região infeccionada. Como também os linfonodos não estão presentes na mesma quantidade em todas as regiões, talvez seja por isso que as ínguas são mais comuns nas áreas do pescoço, axila e virilha. As ínguas também podem aparecer no abdome e no tórax, porém de forma menos perceptíveis ao toque, necessitando de exames mais específicos, como ultrasson e tomografia.

Clique para visualizar imagem
Não confunda a íngua com a famosa “caxumba”, pois nesse caso o inchaço ocorre nas Glândulas Salivares Parótidas, atacadas pelo vírus da família Paramyxoviridae. Nas mamas ou próximos a elas, as ínguas podem ser confundidas com outras complicações. O Linfoma, tumor que ataca o linfonodo, não tem nada a ver com a íngua, porém merece mais atenção. Ele cresce e permanece por muito mais tempo, além de não apresentar características comuns às das ínguas, como vermelhidão e dor ao tocar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quando uma pessoa é acometida de câncer de cólon, existe a retirada de linfonodos/ínguas e isso pode ocasionar trombose?

Os mais POPULARES:

Muito MAIS...

       
+ DOWNLOADS       mais VÍDEOS >>       e muito MAIS!