Novidade!!!

Novidade!!!
Clique e confira!

ANTIOXIDANTE, PARA QUE TE QUERO?

Clique para visualizar
Na natureza há uma briga constante por energia. Isso explica a cadeia alimentar. Então, enquanto alguns ganham, outros perdem, e é assim que o equilíbrio biológico se mantém. Isso também ocorre em nosso corpo, com as nossas células. Entretanto, cabe proteger-se da perda de energia, a fim de evitar danos à sua estrutura, o que comprometeria o funcionamento. É aí que entra o papel dos Antioxidantes como aliados.

A molécula de Ferro em contato com o ar tende a perder elétrons para o Oxigênio, ou seja, perde energia, processo conhecido como Reação de Oxidação, e que resulta em Mutação, daí surge a ferrugem. Essa reação é a mesma que escurece o óleo quando aquecido e dá o tom marrom à maçã descascada. Ela também pode explicar o processo de envelhecimento e o aparecimento de doenças, pois, em ambos os casos, são observadas falhas
estruturais nas células. É por isso que a pele torna-se mais áspera, enrugada, e até órgãos internos deixam de executar suas funções com eficácia, daí as doenças.

Os Radicais Livres

Clique para visualizarDevido à Oxidação, a célula passa a apresentar regiões chamadas de Radicais Livres.  Livres porque são ainda mais vulneráveis à perda de energia, cooperando para a quebra de estruturas celulares. É como acontece com a nossa casa, que na presença de uma infiltração, por exemplo, paredes são deterioradas, tornam-se frágeis, gerando rachaduras, alterando a fachada, necessitando de reformas com o passar dos anos.

Os Antioxidantes são moléculas designadas a proteger as células contra a Oxidação. Eles doam sua própria energia para reduzir os Radicais Livres, garantindo a saúde do corpo. Quando a proteção não ocorre, ou foi feita de forma incompleta, as células sofrerão com a Oxidação, perdendo estruturas, resumindo em Estresse Oxidativo. Esse estresse pode atingir qualquer parte do nosso corpo. Quando ataca os lipídeos, por exemplo, forma o ateroma, um aglomerado de gordura que interfere no fluxo livre do sangue, resultando em pressão alta, sobrecarregando o coração. Quando mais profundo, o estresse pode provocar mutações no DNA, uma das causas do aparecimento do tumor (câncer).

Utilidade e Saúde

Pode-se dizer que os Antioxidantes são responsáveis pela manutenção da vida. São muito eficazes contra enfartes e doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Ainda seguindo o raciocínio de restauração, reestruturação, recuperação, observa-se em uma dieta rica em frutas e hortaliças, alimentos ricos em Antioxidantes, benefícios à saúde e redução dos efeitos do envelhecimento.

Atividades físicas aceleram a Oxidação, gerando mais Radicais Livres, contribuindo para as lesões e fadiga muscular. Aquela “dorzinha” no dia seguinte à prática de exercício é justamente a resposta inflamatória do Sistema Imune, que trabalha para a recuperação muscular, reconstruindo os músculos e produzindo novas fibras.

Fontes e Benefícios
Clique para visualizar
Dentre os alimentos, podemos citar os mais conhecidos Antioxidantes Frutas cítricas e hortaliças oferecem muita Vitamina C, essencial para o bom funcionamento do Sistema Imune. Os óleos vegetais, as castanhas, e os cereais são ricos em Vitamina E, que previne doenças cardiovasculares, como o enfarte e o AVC (derrame). O chocolate, vinho tinto, café e chás, assim como a soja, canela, mel, alho e berinjela, contêm Flavonoides, que atuam como antiinflamatórios e controladores hormonais. Ovos e frutas de cores que vão do amarelo ao vermelho são fontes de Carotenoides, como o caroteno e o licopeno, que apresentam ação fotoprotetora (filtro solar), protegendo contra os efeitos das radiações, inclusive a ultravioleta – câncer de pele. Carnes, ovos, leites e derivados disponibilizam a Coenzima Q10, extremamente importante para obtenção de energia vital.

Nenhum comentário:

Os mais POPULARES:

Muito MAIS...

       
+ DOWNLOADS       mais VÍDEOS >>       e muito MAIS!