POR QUE AS HEMÁCIAS NÃO TÊM NÚCLEO?

Clique para visualizar imagemDurante a evolução, a nossa temperatura, assim como a dos outros mamíferos, foi elevada e mantida constante, sem alterações consideráveis (em nós, humanos - 36,5ºC), por isso somos animais Homeotérmicos. Isso aumentou o metabolismo e, consequentemente, elevou o consumo de Oxigênio.


O núcleo exige muito Oxigênio. Com a sua perda, as Hemácias deixaram de utilizar esse gás, ficando apenas responsáveis pelo seu transporte. Essa área, antes usada pelo núcleo, pôde ser ocupada pelo gás, aumentando a superfície total de transporte da Hemácia, carregando mais Oxigênio para "alimentar" as células, e, também de forma mais rápida, pois se tornou mais leve com a perda da estrutura nuclear.

As Hemácias nascem com núcleo, mas o perdem quando amadurecem. Não se regeneram nem se duplicam, pois sem núcleo não há DNA armazenado. Quando velhas são destruídas, suas estruturas são reaproveitadas pelo organismo e novas Hemácias são produzidas pela medula-óssea.

Fontes: Ciência HojeInfo Escola.

Um comentário:

  1. Muito boa explicação. Uma vez questionei ao meu professor e não obtive satisfação. Espero novos "conflitos" resolvidos no blog.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Olá, obrigado por comentar a postagem! Ainda não é um membro? É FÁCIL! Insira seu E-mail na aba lateral do Site >>> Assim você acompanha os comentários, além de ser avisado sobre novos artigos... (seu e-mail não será divulgado!). Acesse sua conta de e-mail para ativar o cadastro.