POR QUE GÊMEOS IDÊNTICOS NÃO POSSUEM A MESMA DIGITAL?

A digital é resultado do atrito sofrido pelos dedos. Os gêmeos se encontram em regiões diferentes do útero, e mudam constantemente de posição durante toda a gravidez. Isso faz com que os dedos sofram inúmeros contatos, atritos diferentes, modificando o formato de suas papilas responsáveis pelas digitais.
Clique para visualizar imagem
Nos gêmeos, apesar de variações em número de cópias de alguns genes, o DNA é o mesmo. Ele definirá várias questões, inclusive a posição inicial das papilas formadoras das digitais, porém não garantirá o resultado final. Nem um clone terá a mesma digital do seu original.


Uma escultura, por exemplo, pode ser resultante do processo de atrito provocado por uma lixa sobre o objeto a ser trabalhado. Esse atrito, porém menos “agressivo”, também ocorre com os dedos em formação. O contato das papilas com a parede do útero, com os outros dedos, com o rosto do feto; a quantidade de ar, a composição e a densidade do líquido amniótico, provocam desgastes, modificando as linhas das digitais.
Muitos dizem que o uso da digital para a identificação de uma pessoa pode ser mais preciso do que um teste de DNA.

2 comentários:

  1. Ainda bem, por que aí seria demais! Imagine, um cometeria um crime e o outro pagar? Mas o que acontece no teste de dna para descobrir quem é o pai?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cézar. Obrigado pelo comentário.

    A sua questão é realmente impossível de ser sanada.
    Os possíveis pais, por serem gêmeos univitelinos, ou seja, oriundos de uma única célula-zigoto, possuem o mesmo DNA. Portanto sem distinções imprescindíveis para a identificação do pai por meio de teste do DNA.

    ResponderExcluir

Olá, obrigado por comentar a postagem! Ainda não é um membro? É FÁCIL! Insira seu E-mail na aba lateral do Site >>> Assim você acompanha os comentários, além de ser avisado sobre novos artigos... (seu e-mail não será divulgado!). Acesse sua conta de e-mail para ativar o cadastro.