Novidade!!!

Novidade!!!
Clique e confira!

POR QUE RESPIRAMOS?


Clique para visualizar 
Alguns desconhecem a verdadeira razão de respirarmos. Não se resume a simples existência de pulmões, mas sim porque o ar contém oxigênio, um gás que, de tão importante em nossas vidas, é inspirado independente da nossa vontade, sugado involuntariamente...

O corpo, para se manter vivo, necessita de energia. Essa energia está contida nos alimentos que consumimos. Entretanto, precisamos de oxigênio para conseguir utilizá-la. Sendo assim, o corpo sabendo que o oxigênio é capaz de ajudá-lo a obter energia para a manutenção da vida, motiva a captura dessa molécula bastante disponível na atmosfera.

Imaginemos que um relógio seja uma célula. Esse relógio necessita de uma bateria para funcionar - energia. Mas esta
bateria está dentro de uma caixa, que encontra-se fechada por um cadeado - o alimento que ingerimos. Então, só precisamos de uma chave que abra essa fechadura - o oxigênio.

A circulação sanguínea é o meio pelo qual o oxigênio é transportado até as células. Ele é obtido através da respiração. Esse processo somente é possível com a ajuda de músculos que promovem a expansão dos pulmões. O diafragma, localizado na extremidade inferior do tórax, é um deles, assim como os intercostais internos e externos, que se encontram nas laterais. Os pulmões são dotados de alvéolos, estruturas esféricas capazes de capturar o oxigênio inspirado e conduzi-lo aos vasos sanguíneos. Vale lembrar que eles também capturam o CO2, resultante da respiração celular, e o conduz para fora do corpo através da expiração.

Assista ao vídeo

Desde os primórdios, os mecanismos responsáveis pela respiração se tornaram grandes aliados à corrida pela sobrevivência. Tornaram-se um diferencial perante os menos “equipados”, gerando melhores resultados no processo de seleção natural, pressupondo que, quanto maior a capacidade de absorção de oxigênio, melhor a qualidade de vida.

As estratégias observadas para a manutenção das reservas de oxigênio se tornaram altamente elaboradas à medida que os seres vivos foram se beneficiando das vantagens desse gás para a obtenção de energia. O processo evolutivo das espécies, que compete a mutações resultando em reestruturações físicas e, consequentemente, fisiológicas, acabou “selecionando” aqueles indivíduos mais capazes de absorver o oxigênio.

Clique para visualizarNota-se que, em todos os ecossistemas, seja ele aquático ou terrestre, encontramos seres dotados de mecanismos bastante especializados a fim de capturar o oxigênio para manter-se vivo. Entretanto, outros organismos, como as bactérias, se abstiveram do uso desse gás - perfil típico dos seres vivos anaeróbicos. . Elas surgiram há quase 3,5 bilhões de anos, em ambiente muito diferente da Terra atual, quando ainda não havia oxigênio livre na atmosfera (surgimento a partir dos seres fotossintetizantes). Razão, talvez a mais óbvia, para justificar a não utilização do gás, outrora, por pura falta de estrutura de captura e de utilização, pois pouco ou quase nada se observa de evolução nesses seres vivos primitivos.

Nenhum comentário:

Os mais POPULARES:

Muito MAIS...

       
+ DOWNLOADS       mais VÍDEOS >>       e muito MAIS!