Novidade!!!

Novidade!!!
Clique e confira!

POR QUE CÉLULA-TRONCO?

Clique para visualizar Tronco” porque faz parte da base de onde sustenta o surgimento de qualquer tipo de célula.

As células-tronco são imortais e multipotentes, duram muito tempo. Elas, enquanto são “tronco”, nunca perdem o seu poder de transformação, mesmo após anos do seu surgimento, lá na fase embrionária, pois ainda poderão diferenciar-se em qualquer outro tipo de célula.

Células deste tipo se autorrenovam e apresentam altíssima taxa de multiplicação. Passam por diferenciações até alcançarem o nível mais elevado de modificações morfofisiológica bem definida, daí a compor uma estrutura de um órgão.


EM MIÚDOS: todo tipo de célula foi um dia uma célula-tronco, veio dela. As células musculares, por exemplo, passaram por um processo de diferenciação bastante longo até se tornarem miócitos, especializados em contração. Esse processo ocorre devido à necessidade do corpo em ser especializado. Quanto mais equipado é o organismo, mais especializações celulares observamos.

Clique para visualizarTodas as células são formadas por meio da mesma molécula de DNA. Porém, a expressividade dos genes dependerá do tipo de função que ela irá exercer. A primeira questão ocorre logo no início do desenvolvimento, ainda quando se é um embrião. Após a fecundação do óvulo por um espermatozoide, agora, célula-ovo, inicia-se um processo contínuo de divisões, multiplicação da célula. Antes, o DNA será duplicado, e cada cópia será acondicionada em uma nova célula. Mais adiante, elas iniciam outro processo, o de organização, onde formam vários grupos celulares, separados por afinidades. Esse momento é o preparo para a etapa de diferenciação, onde cada célula deverá tornar-se especializada, responsável por uma função específica no corpo.

Se analisarmos um embrião em desenvolvimento, perceberemos que ele passa por diversos estágios de organização celular até torna-se um feto, onde já encontramos sistemas de órgãos. O processo de (re)organização prossegue a fim de agrupar as células, preparando-as para a diferenciação. Seguem as fases de blástula, gástrula e nêurula, onde as células se reorganizam, formando tecidos, órgãos e sistemas.


RESUMINDO: as células nascem sem destino definido. E, por intermédio da lista de ordens codificadas no próprio DNA, passam por inúmeras organizações e reorganizações. Agrupam-se por afinidades, com o intuito de cooperação para o exercício de uma função, seja na forma de tecidos, órgãos e sistemas de órgãos; como o coração, pulmão, sistema digestório e reprodutor, músculos, pele, mucosa...

A célula-tronco pode ser encontrada em diversas fontes. Além da embrionária, motivo de inúmeras discussões, e da medula óssea, ela pode ser extraída do sangue, do cordão umbilical e até da placenta.

Uma vez a célula diferenciada, agora com destino, seguirá com sua função de forma permanente, definitiva. Não voltará a ser célula-tronco. Entretanto, algumas delas persistem em permanecer como “tronco”, servindo de reservas para a restauração de áreas lesionadas. Porém sua função, natural, limita-se à reconstrução de pequenas estruturas. Mas, graças a sua manipulação em laboratório, utilizando técnicas de indução, pode-se ampliar esse poder restaurador, chegando até a reconstrução de camadas extensas de órgãos lesionados, envelhecidos ou malformados.

Clique para visualizarApesar de ainda necessitar de novos experimentos e da descoberta de novas técnicas, o uso da célula-tronco, como solução de problemas decorrentes das doenças degenerativas, é de suma importância médica. É forte aliada à melhora na qualidade de vida de pacientes antes desacreditados na saúde. Atende desde problemas cardíacos, como o infarto do miocárdio, aqueles neurológicos, como o mal de Parkinson, até os decorrentes da idade, como o mal de Alzheimer. Na medicina estética, já experimentaram até na restauração e rejuvenescimento da pela do rosto, eliminando deformidades, rugas e linhas de expressão.

Nenhum comentário:

Os mais POPULARES:

Muito MAIS...

       
+ DOWNLOADS       mais VÍDEOS >>       e muito MAIS!